sábado, 10 de novembro de 2012

Olhando Para o Outro Lado - Júlio Emílio Braz





Páginas:96
Editora:Paulus
Autora:Júlio Emílio Braz
Assunto:Literatura Brasileira
Ano:2007


Sinopse:Na maioria das cidades brasileiras, a cada dia, deparamos com cenas que retratam a desigualdade, a injustiça e a miséria existente no país. Para não ver esse quadro chocante, muitas vezes desviamos o rosto, Olhamos para o outro lado. Buscamos fugas para esquecer as mazelas nacionais e negamos que fazemos parte de uma enorme opulência, de tanta miséria e degradação. 

Neste livro, Júlio Emílio Braz convida a juventude brasileira e o público em geral a fazer justamente o contrário: aquilo que o cantor Cazuza dizia em uma de suas músicas: Brasil, mostra a tua cara!¨. É preciso conhecer a cara do Brasil e de tantos brasileiros injustiçados. O mosaico de crônicas aqui apresentado permite uma visão panorâmica de muitas realidades chocantes do país: fome, violência, preconceitos étnico-raciais, neo-escravidão, crianças abandonadas e sem perspectiva de vida, desemprego, falta de moradia, corrupção etc. 


A educação de nossas futuras gerações não será completa se não despertarmos a sensibilidade e a indignação para com essas cenas da vida real, pois será conhecendo essas realidades e refletindo sobre elas que os jovens poderão engajar-se na construção de um país verdadeiramente melhor e mais justo.  


Crítica: Muito comovente. Porque comove? Por que é a realidade. Recomendo as pessoas que tiverem esse livro que lessem apenas uma história por dia (cada capítulo é uma história diferente) pois assim dará tempo o suficiente para você refletir sobre ela.


Já aqueles que tem que pegar emprestado na biblioteca ou de um amigo,da para ler super rapidinho ,mas reflitam sobre a realidade contada no livro. A pura realidade que acontece todos os dias em nosso país. JÚLIO EMÍLIO BRAZ  conta histórias sobre vários tipos de pessoas necessitadas de nosso país (algumas histórias são fictícias, mais você sabe que mesmo sendo ficção essa história já aconteceu) e no final disso tudo você se pergunta: Que país é esse?  



Nota:  1111



Um comentário:

  1. minha sincera opinião, é que o livro, não é tão bom assim para colocar 5 estrelas, eu quase durmo assim que eu abro.

    ResponderExcluir